AUTORRETRATO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, 4 ºano B. Escola Municipal Prof Ruth Holzmann Ribas.

Na segunda semana do mês de maio os alunos do 4º do ano A, participaram da aula a qual tinha como objetivo valorizar sua identidade, modo de ser e estar no mundo, como também adquirir empatia, resiliência, autoestima e autonomia.

Como motivação da aula a professora mostrou aos alunos algumas imagens de artistas das artes visuais; o retrato da Monalisa, autorretrato dos artistas Pablo Picasso, Frida Kahlo, Van Gogh, Tarsila do Amaral, perguntando o que as imagens tem em comum; logo os alunos responderam Monalisa é retrato e os outros artista são autorretratos foi explorado cada artista e como eles se retratavam com seus defeitos e qualidades como utilizaram cada um; seu estilo de pintura da época.

Partindo para segundo momento da aula; foi comentado com os alunos que assim como os artistas devemos fazer o que gostamos e se aceitando como somos no mundo; com defeitos e qualidades contando a proposta da aula que seria cada um realizar seu autorretrato. Mas antes de começar o desenho foi colocado o vídeo do projeto “Vamos ler e IMM abordam INTELIGENCIA EMOCIONAL” ; onde foi perguntado aos alunos se eles sabiam o que significava Inteligência Emocional, ninguém sabia, falaram sobre inteligência artificial. A professora não comentou nada nesta hora, solicitando aos alunos prestassem atenção nas informações no vídeo, e que iriam solicitar para realizar uma atividade e era só seguir as regras.

Os alunos gostaram do vídeo bem explicativo e curto e gostaram da experiencia da meditação, onde respeitaram o momento ficando em silencio; após ao termino houve um pouco de tumulto pois todos queriam relatar sua experiencia, a lembrança feliz que na meditação proporcionou a eles; cada um relatou a sua memória.

Foi registrado no caderno um pequeno texto coletivo sobre o que entenderam sobre inteligência emocional e em seguida realizaram o seu autorretrato que era uma dobradura onde deveriam contar os seus sonhos, o que mais pensam, o que mais gostam de fazer e deixam eles felizes; teve muitos que gostam de dormir, comer, jogar bola, assistir vídeos no celular, assistir Tv, brincar com pets, com os amigos, passear com a família. Quanto ao desenho do autorretrato ficou bonito pois , alguns coloraram a roupa que estavam naquele dia ou a roupa que eles mais gostam, o cabelo a cor da pele ,dos olhos se identificando realmente como eles são.

As outras turmas da escola do 2º ciclo também realizaram esta atividade onde foi colocado em exposição o autorretrato de todos, tenho certeza que ficara gravado na sua memória está aula especial.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica estimula o desenvolvimento da comunicação em turma de PG

Homenagem ao Dia da Mulher

Combate ao cyberbullying