AUTORRETRATO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, 4 ºano B. Escola Municipal Prof Ruth Holzmann Ribas.
Na segunda semana do mês de maio os alunos do 4º do ano A, participaram da aula a qual tinha como objetivo valorizar sua identidade, modo de ser e estar no mundo, como também adquirir empatia, resiliência, autoestima e autonomia.
Como motivação da aula a professora mostrou aos alunos algumas imagens de artistas das artes visuais; o retrato da Monalisa, autorretrato dos artistas Pablo Picasso, Frida Kahlo, Van Gogh, Tarsila do Amaral, perguntando o que as imagens tem em comum; logo os alunos responderam Monalisa é retrato e os outros artista são autorretratos foi explorado cada artista e como eles se retratavam com seus defeitos e qualidades como utilizaram cada um; seu estilo de pintura da época.
Partindo para segundo momento da aula; foi comentado com os alunos que assim como os artistas devemos fazer o que gostamos e se aceitando como somos no mundo; com defeitos e qualidades contando a proposta da aula que seria cada um realizar seu autorretrato. Mas antes de começar o desenho foi colocado o vídeo do projeto “Vamos ler e IMM abordam INTELIGENCIA EMOCIONAL” ; onde foi perguntado aos alunos se eles sabiam o que significava Inteligência Emocional, ninguém sabia, falaram sobre inteligência artificial. A professora não comentou nada nesta hora, solicitando aos alunos prestassem atenção nas informações no vídeo, e que iriam solicitar para realizar uma atividade e era só seguir as regras.
Os alunos gostaram do vídeo bem explicativo e curto e gostaram da experiencia da meditação, onde respeitaram o momento ficando em silencio; após ao termino houve um pouco de tumulto pois todos queriam relatar sua experiencia, a lembrança feliz que na meditação proporcionou a eles; cada um relatou a sua memória.
Foi registrado no caderno um pequeno texto coletivo sobre o que entenderam sobre inteligência emocional e em seguida realizaram o seu autorretrato que era uma dobradura onde deveriam contar os seus sonhos, o que mais pensam, o que mais gostam de fazer e deixam eles felizes; teve muitos que gostam de dormir, comer, jogar bola, assistir vídeos no celular, assistir Tv, brincar com pets, com os amigos, passear com a família. Quanto ao desenho do autorretrato ficou bonito pois , alguns coloraram a roupa que estavam naquele dia ou a roupa que eles mais gostam, o cabelo a cor da pele ,dos olhos se identificando realmente como eles são.
As outras turmas da escola do 2º ciclo também realizaram esta atividade onde foi colocado em exposição o autorretrato de todos, tenho certeza que ficara gravado na sua memória está aula especial.
Na segunda semana do mês de maio os alunos do 4º do ano A, participaram da aula a qual tinha como objetivo valorizar sua identidade, modo de ser e estar no mundo, como também adquirir empatia, resiliência, autoestima e autonomia.
Como motivação da aula a professora mostrou aos alunos algumas imagens de artistas das artes visuais; o retrato da Monalisa, autorretrato dos artistas Pablo Picasso, Frida Kahlo, Van Gogh, Tarsila do Amaral, perguntando o que as imagens tem em comum; logo os alunos responderam Monalisa é retrato e os outros artista são autorretratos foi explorado cada artista e como eles se retratavam com seus defeitos e qualidades como utilizaram cada um; seu estilo de pintura da época.
Partindo para segundo momento da aula; foi comentado com os alunos que assim como os artistas devemos fazer o que gostamos e se aceitando como somos no mundo; com defeitos e qualidades contando a proposta da aula que seria cada um realizar seu autorretrato. Mas antes de começar o desenho foi colocado o vídeo do projeto “Vamos ler e IMM abordam INTELIGENCIA EMOCIONAL” ; onde foi perguntado aos alunos se eles sabiam o que significava Inteligência Emocional, ninguém sabia, falaram sobre inteligência artificial. A professora não comentou nada nesta hora, solicitando aos alunos prestassem atenção nas informações no vídeo, e que iriam solicitar para realizar uma atividade e era só seguir as regras.
Os alunos gostaram do vídeo bem explicativo e curto e gostaram da experiencia da meditação, onde respeitaram o momento ficando em silencio; após ao termino houve um pouco de tumulto pois todos queriam relatar sua experiencia, a lembrança feliz que na meditação proporcionou a eles; cada um relatou a sua memória.
Foi registrado no caderno um pequeno texto coletivo sobre o que entenderam sobre inteligência emocional e em seguida realizaram o seu autorretrato que era uma dobradura onde deveriam contar os seus sonhos, o que mais pensam, o que mais gostam de fazer e deixam eles felizes; teve muitos que gostam de dormir, comer, jogar bola, assistir vídeos no celular, assistir Tv, brincar com pets, com os amigos, passear com a família. Quanto ao desenho do autorretrato ficou bonito pois , alguns coloraram a roupa que estavam naquele dia ou a roupa que eles mais gostam, o cabelo a cor da pele ,dos olhos se identificando realmente como eles são.
As outras turmas da escola do 2º ciclo também realizaram esta atividade onde foi colocado em exposição o autorretrato de todos, tenho certeza que ficara gravado na sua memória está aula especial.
Comentários
Postar um comentário