CORDEL E AS QUATRO EMOÇÕES
Professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, 4ºano B. Escola Municipal Professora Ruth Holzmann Ribas.
Na última semana do mês de junho os alunos do 4º do ano B, tiveram oportunidade de estudar sobre o cordel, em primeiro momento a professora, explicou o que é cordel; que é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo as suas emoções e tristezas; o cordel que iremos trabalhar conta a visão do cordelista sobre as redes sociais a realidade dos dias de hoje.
Em seguida, distribuiu aos alunos a letra do cordel Redes Sociais de Braulio Bessa, colocando o vídeo do Cordelista para os alunos assistir, depois acompanharam a leitura com a letra, realizaram nova a leitura grifando as palavras que mais chamou atenção; linguagem das redes sociais; abordando que o poeta demonstra amor, sinceridade em seus versos; e neste cordel destaca a importância do uso excessivo das tecnologias pode haver problemas sérios que prejudicara nossos relacionamentos com as pessoas mais próximas.
Foi explicado que atividade será a interpretação do cordel, mas com emoji, representando as 4 emoções; mas antes foi colocado para assistir o vídeo do projeto Vamos Ler e IMM as quatro emoções, em seguida desenharam os emoji conforme as informações das emoções que o cordel transmite em cada estrofe.
Para finalizar houve explicação sobre o que é xilogravura, utilizando imagens do livro didático que esta técnica é utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel, elaboraram isogravura com temas de tecnologia e ilustraram o cordel no caderno.
Os alunos compreenderam o recado do poeta, pois pude observar com os desenhos dos emoji, mas enquanto a atividade de isogravura foi a primeira vez que foi realizado, os desenhos representando tecnologia foram criativos, mas o carimbo alguns não ficou como eles queriam.
Ao termino da aula foi perguntado: Quem consegue controlar as emoções?
Alguns alunos destacaram que já conseguem se controlar suas emoções, as meninas tem mais costume de registrar em diário principalmente suas alegrias.
Na última semana do mês de junho os alunos do 4º do ano B, tiveram oportunidade de estudar sobre o cordel, em primeiro momento a professora, explicou o que é cordel; que é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo as suas emoções e tristezas; o cordel que iremos trabalhar conta a visão do cordelista sobre as redes sociais a realidade dos dias de hoje.
Em seguida, distribuiu aos alunos a letra do cordel Redes Sociais de Braulio Bessa, colocando o vídeo do Cordelista para os alunos assistir, depois acompanharam a leitura com a letra, realizaram nova a leitura grifando as palavras que mais chamou atenção; linguagem das redes sociais; abordando que o poeta demonstra amor, sinceridade em seus versos; e neste cordel destaca a importância do uso excessivo das tecnologias pode haver problemas sérios que prejudicara nossos relacionamentos com as pessoas mais próximas.
Foi explicado que atividade será a interpretação do cordel, mas com emoji, representando as 4 emoções; mas antes foi colocado para assistir o vídeo do projeto Vamos Ler e IMM as quatro emoções, em seguida desenharam os emoji conforme as informações das emoções que o cordel transmite em cada estrofe.
Para finalizar houve explicação sobre o que é xilogravura, utilizando imagens do livro didático que esta técnica é utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel, elaboraram isogravura com temas de tecnologia e ilustraram o cordel no caderno.
Os alunos compreenderam o recado do poeta, pois pude observar com os desenhos dos emoji, mas enquanto a atividade de isogravura foi a primeira vez que foi realizado, os desenhos representando tecnologia foram criativos, mas o carimbo alguns não ficou como eles queriam.
Ao termino da aula foi perguntado: Quem consegue controlar as emoções?
Alguns alunos destacaram que já conseguem se controlar suas emoções, as meninas tem mais costume de registrar em diário principalmente suas alegrias.
Comentários
Postar um comentário