Diversidade cultural

Professora Paula Sander Dreher Campagnoli, 5° ano A e B. Escola Municipal Professora Ruth Holzmann Ribas.


Sabendo da importancia do estudo dos diversdos generos textuais,visando preservar a cultura popular , assim como a diversidade cultural os alunos do 5° ano A e B da escola Ruth, conduzidos pela professora Paula Sander Dreher Campagnoli não só aprenderam sobre o genero como produziram matérias para divulgação do tema na feira cultural da escola.

Sendo uma cultura particularmente da região do nordeste os alunos conheceram também a obra "Asa Branca" uma canção famosa de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ampliando seus conceitos em relacao ao tema da escassez de água no Nordeste aliado a metáfora da asa-branca"sendo que a música retrata a dura realidade da seca no sertão nordestino.

Composta em 1947, a canção reatrata a vida de um sertanejo que precisa migrar e se despedir de sua terra e de sua amada por causa da seca.

A letra de "Asa Branca" é poética e lírica, o que a aproxima do estilo da literatura de cordel.

Além de promover a oralidade e o letramento ao desenvolver a oratória e a compreensão de textos em versos. O cordel também serve como uma ferramenta pedagógica valiosa para estimular o senso crítico, a criatividade e o contato com o folclore e a história do país de forma lúdica e acessível.

Além da manutenção e transmissão de conhecimentos, histórias e tradições populares, reforçando a identidade cultural do povo promovendo o letramento social, ou seja, a capacidade de usar o conhecimento na vida.

Os alunos foram desafiados a criar seus próprios cordéis a partir de temas do cotidiano, como sentimentos família folclore e outros, permeando suas produções entre humor e ironia. Valorizando assim fatos de seu cotidiano e cultura popular, permitindo que os alunos se conectem com as emoções humanas de forma mais ampla.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Civismo na Escola

CORDEL E AS QUATRO EMOÇÕES

CORES, FORMAS E TEXTURAS NA SAÚDE