Materiais concretos dialogando com aprendizado
Professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, 5ºano A. Escola Municipal Prof Ruth Holzmann Ribas.
Na última semana do mês de Março os alunos do 5º do ano A, tiveram início dos estudos sobre o corpo humano, em primeiro momento a professora questionou os alunos em relação ao funcionamento do corpo humano explicando sobre os sistemas que é um complexo conjunto de órgãos interligados. Mostrando livros pop up sobre os sistemas do corpo humano.
Em seguida explicou que na aula daquele dia iriamos trabalhar sobre o sistema digestório; mostrando nos livros imagens que despertou o interesse dos alunos; pois há imagens realista e de fácil entendimento depois fez um desenho do sistema digestório no quadro para os alunos copiar o mesmo colocando os nomes dos órgãos.; cada aluno copiou conforme sua habilidade.
Em seguida a professora mostrou um boneco de montar de feltro e com as partes dos órgãos do corpo humano, foi entregue aos alunos peças do boneco para eles montar; cada aluno foi na frente montando.
A atividade final da aula foi com massinha de modelar, a professora entregou algumas massinhas com cores diferentes onde os alunos deveriam refazer o desenho do sistema digestório em modelagem identificando os órgãos. E deveriam explicar para professora o que entenderam sobre o caminho onde alimentos e líquidos são processados, garantindo assim a absorção dos nutrientes que são absorvidos pelas células intestinais; cada um falou conforme entendeu.
Trabalho com componentes curriculares de Arte e Ciências da Natureza ,nas turmas do 2 ciclo e quando utilizo materiais concretos, torna o aprendizado dinâmico e prazeroso ;cria um ambiente interessante de investigações e descobertas; tenho certeza que os alunos gostam e entendem melhor.
Na última semana do mês de Março os alunos do 5º do ano A, tiveram início dos estudos sobre o corpo humano, em primeiro momento a professora questionou os alunos em relação ao funcionamento do corpo humano explicando sobre os sistemas que é um complexo conjunto de órgãos interligados. Mostrando livros pop up sobre os sistemas do corpo humano.
Em seguida explicou que na aula daquele dia iriamos trabalhar sobre o sistema digestório; mostrando nos livros imagens que despertou o interesse dos alunos; pois há imagens realista e de fácil entendimento depois fez um desenho do sistema digestório no quadro para os alunos copiar o mesmo colocando os nomes dos órgãos.; cada aluno copiou conforme sua habilidade.
Em seguida a professora mostrou um boneco de montar de feltro e com as partes dos órgãos do corpo humano, foi entregue aos alunos peças do boneco para eles montar; cada aluno foi na frente montando.
A atividade final da aula foi com massinha de modelar, a professora entregou algumas massinhas com cores diferentes onde os alunos deveriam refazer o desenho do sistema digestório em modelagem identificando os órgãos. E deveriam explicar para professora o que entenderam sobre o caminho onde alimentos e líquidos são processados, garantindo assim a absorção dos nutrientes que são absorvidos pelas células intestinais; cada um falou conforme entendeu.
Trabalho com componentes curriculares de Arte e Ciências da Natureza ,nas turmas do 2 ciclo e quando utilizo materiais concretos, torna o aprendizado dinâmico e prazeroso ;cria um ambiente interessante de investigações e descobertas; tenho certeza que os alunos gostam e entendem melhor.
Comentários
Postar um comentário