Nós e a Tecnologia
Professora Paula Sander Dreher Campagnoli, 4° ano B. Escola Ruth Holzmann Ribas
Em uma conversa espontânea em sala de aula sobre: O que os alunos fazem com o seu tempo livre? a turma e a professora perceberam que o uso do celular foi o mais citado, o que chamou a atenção dos mesmos em relação a convivência com os outros, a professora lançou então o questionamento aos alunos: Será que o celular está nos tirando do meio social? Ou será que através dele estamos mais próximos das pessoas?
Por um lado, é preciso considerar que os celulares fazem parte da rotina dos alunos e hoje em dia não nos imaginamos sem eles.
Dentro da área educacional inclusive esta tecnologia pode ser de grande aprendizado.
Por outro, o exagero faz mal à saúde da mente e do corpo, quando estamos muito tempo conectados deixamos de aproveitar o convívio em família e amigos e nos tornamos sedentários, deixando de interagir com brinquedos que estimulem o movimento e a criatividade.
Dando seguimento a esta discussão em sala de aula a turma trabalhou com material didático fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. Que conta uma história em quadrinhos onde a personagem que está passando maior parte de seu tempo conectada, não aproveita os momentos que lhe são proporcionados.
Os alunos se reconheceram na história e repensaram seus hábitos através dela.
Em uma conversa espontânea em sala de aula sobre: O que os alunos fazem com o seu tempo livre? a turma e a professora perceberam que o uso do celular foi o mais citado, o que chamou a atenção dos mesmos em relação a convivência com os outros, a professora lançou então o questionamento aos alunos: Será que o celular está nos tirando do meio social? Ou será que através dele estamos mais próximos das pessoas?
Por um lado, é preciso considerar que os celulares fazem parte da rotina dos alunos e hoje em dia não nos imaginamos sem eles.
Dentro da área educacional inclusive esta tecnologia pode ser de grande aprendizado.
Por outro, o exagero faz mal à saúde da mente e do corpo, quando estamos muito tempo conectados deixamos de aproveitar o convívio em família e amigos e nos tornamos sedentários, deixando de interagir com brinquedos que estimulem o movimento e a criatividade.
Dando seguimento a esta discussão em sala de aula a turma trabalhou com material didático fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. Que conta uma história em quadrinhos onde a personagem que está passando maior parte de seu tempo conectada, não aproveita os momentos que lhe são proporcionados.
Os alunos se reconheceram na história e repensaram seus hábitos através dela.
Comentários
Postar um comentário